segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hora da Farmaclasse!

In www.apcc.online.pt
Hoje é segunda feira e é hora da Farmaclasse!

Pais deste meu Portugal, venho por este meio pedir-vos, implorar-vos, suplicar-vos para NÃO levarem os vossos filhos pequenos para a praia, piscina, etc do meio-dia às quatro da tarde! Dirão vocês: "mas eu tenho chapéu de sol", "mas eu alugo um toldo"...não me interessa e sabem porquê? Porque o reflexo dos raios solares na areia é de 20%, na água e na relva é de 5% e estar à sombra não é suficiente para evitar os escaldões!

Os bebés devem estar longe do sol, sendo que, no seu primeiro ano de vida, não devem ser expostos directamente ao sol, além de que as crianças têm a pele mais sensível que os adultos e todos sabemos (ou todos deveríamos saber) que um protector solar de SPF 50+ é óptimo, excelente e CLARO que o devem aplicar constantemente, mas não passa disso mesmo: é um protector com factor de protecção 50+ e só isso: não é um écran total!

Todos os anos há 10 000 novos casos de cancro de pele no nosso País! E esses casos são exposição solar excessiva, que só se reflectirá na nossa pele, 20 anos mais tarde! Não é quando somos crianças ou jovens...é depois...Quando já somos cuidadosos com o sol!

Assim, eu quero lá saber o que é os adultos fazem ou deixam de fazer, pois cada um faz o que quer da sua vida, mas as crianças não! Não têm escolha! E eu continuo a vê-las na praia e na piscina às duas da tarde, sem escolha, sem poderem dizer: "eu só quero ir às 17 horas" e sem poderem responsabilizar, daqui a duas décadas, os que as levaram para lá...

E não, eu não sou fundamentalista! Eu vou à praia, à piscina, tenho um ar bronzeado (yupiiee!estou de férias!!), mas tenho alguns cuidados, só isso! Isto é só um alerta!


E não venham para aqui com comentários do género: mas tu estás lá aquela hora e dizes estas coisas...siiiiiiimmm, eu já disse que estou lá, mas estou protegida, na esplanada ou debaixo do chapéu de sol, sempre com protectores solares de índice elevado e mais importante ainda, sou adulta e a minha pele não é como a das crianças...é só isso!!!






5 comentários:

Dana disse...

Ola Farm!
Antes demais obrigada por me visitares e terem comentado o meu blog , fico sempre super feliz quando dizem que gostam dos meus textos :)

quanto ao teu texto, gostei muito, eu própria sou adepta de praia , só de manhã bem cedo ou só ao fim da tarde, e mesmo assim com protector 50 e sempre com guarda sol, pois a uns anos tive um incidente em que devido a exposição solar quase fiquei a soro e valeu-me 1 semana de perna e pé inchado!

Volta sempre e tentarei ca ir passando também :)

beijinhuxx

Dana*

farmaspouco disse...

Assim é que é! O sol pode ser um grande amigo, se soubermos como nos expor a ele! Obrigada pelos teus comentários e fiquei muito feliz pelas tuas visitas ao blog, Dana!

Beijinhos

A. disse...

Excelentes conselhos!

Às vezes quando vamos para a praia, estamos tão "envergonhados" com a nossa cor de lula que temos tendência para colocar de lado o protector solar. Mas compreendo que este simples acto daqui a uns anos faça a diferença.

farmaspouco disse...

É isso mesmo! :)

Marina disse...

Eu não aguento muito tempo ao sol e uso protector 50, mas sou a branca de neve cá do sítio! Portanto... acho de uma extrema inconsciência a malta levar crianças para a praia a determinadas horas!
beijinhos